DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Experiências e insights

SIPAT, prevenção ou obrigação?

A SIPAT da sua organização é para prevenção ou por obrigação?

As Semanas Internas de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) tiveram início em 1987 devido aos altos índices de acidentes laborais.  A partir de então, essa ação deve ser realizada por lei em todas as organizações brasileiras, independente do ramo de atuação em que essas estejam inseridas.  A SIPAT é, em sua maioria, iniciativa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com suporte da equipe de segurança do trabalho, mas também pode ser engajada por todos na organização, que inclusive fica mais interessante e participativa.

Mesmo o tema devendo ser reforçado todos os dias, a obrigatoriedade da SIPAT é anual para que em uma semana seja dada ênfase na importância das práticas e ações em segurança. O maior ideal dentro desse evento é permitir e contribuir com a prevenção de acidentes e transformação da mentalidade e comportamento. Mas até que ponto isso tem sido reforçado para que realmente se tenha mudanças e impactos positivos?

O que se percebe é que, em sua maioria, a semana fica caracterizada simplesmente por recebimento de brindes e palestras monótonas que não trazem muito significado ou aproximem a realidade daquelas pessoas, mesmo sendo tratados temas extremamente importantes como o uso de EPIs, trabalho em equipe, segurança das mãos e importância da família, por exemplo.

O acontecimento da SIPAT é o momento ideal para impacto e mudança no clima de segurança. Quando trabalhos são desenvolvidos de maneira que permitam sensibilização e quebra de paradigmas há uma ação seguida e imediata naquele grupo e organização. Quando realizada de maneira eficaz pode ainda favorecer a integração das equipes de trabalho, ampliar a produtividade e o foco em segurança, difundir medidas e protocolos a serem adotados em caso de acidentes, além de melhorar a motivação nas organizações.

É importante enfatizar que, assim como a equipe operacional, também deve ter a participação de pessoas dos setores administrativos e principalmente lideranças, pois o envolvimento de todos da organização demonstra a real valorização e interesse em trabalhar com segurança. Por isso a adoção de metodologias diferenciadas, que atinjam todos os níveis e possibilitem a aproximação do publico são os melhores investimentos para transformação e prevenção dentro de uma SIPAT e com resultados rápidos.

Diante de todo este contexto a Insight Consultoria Empresarial desenvolveu as Confabulações, que podem ser adotadas para a equipe ou para os líderes.

Neste evento, ela rompe os paradigmas de palestras padrões e pouco aderidas, pois estimula a missão de trazer mudanças para benefícios da segurança nas organizações, através de Storytellings, que aproximam e impactam o público. Nas confabulações utiliza-se ainda o Safety Action, permitindo que se fale e aborde segurança de maneira dinâmica e interativa, sem necessariamente estar dentro de um auditório.

Sabemos que são ações de qualidade que permitem mudanças e sucesso ao atingir os resultados. Como andam suas ações e atividades em sua SIPAT? A Insight pode elevar e contribuir fortemente com a prevenção de sua organização.


Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Conselheiro Lafaiete
    Rua Horácio de Queiroz, 188 sala 301 – Centro
    CEP: 36400-000 - Conselheiro Lafaiete - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3721-1375

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo