DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Experiências e insights

Diagnóstico e maturidade de segurança

Sua organização tem um bom nível de maturidade em segurança?

A legislação exige que toda organização tenha a preocupação em manter um ambiente seguro com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos funcionários e evitar ao máximo qualquer ocorrência. Um sistema organizacional, obviamente, necessita de produção e rentabilidade, mas se o ambiente ofertado aos trabalhadores não for seguro, saudável e que sejam aceitáveis adoecimentos ou acidentes, não terá alcance efetivo de sucesso produtivo e muito menos se destacará no mercado competitivo. Sendo assim, não é somente o cumprimento de leis e normas que garantem o desejado zero acidente.

Para promover uma prevenção efetiva e verdadeira em qualquer organização deve-se atuar na Cultura de Segurança, entendo que esta seja o conjunto de crenças, valores e comportamentos convergentes que favorecem a segurança do ambiente e que façam com que as práticas seguras se tornem parte do dia a dia de forma natural e enraizada.

Para a transformação da cultura é preciso iniciar com a mudança do Clima de Segurança, que representa a forma como as pessoas envolvidas percebem e se relacionam com a segurança naquele momento atual da organização. O clima é facilmente percebido e identificado, podendo variar conforme as circunstâncias, conflitos, mudanças na gestão e promoção de campanhas, por exemplo. É possível inclusive que haja variação entre as diversas unidades de uma mesma companhia.

os elementos da cultura de segurança podem ser quantificados, definidos, e enquadrados em diferentes níveis. A maturidade em Cultura de Segurança é o estágio em que a empresa se encontra em relação às ações praticadas no cotidiano, como  conduta da liderança e o comportamento dos funcionários em relação a segurança, mesmo em situações críticas. É possível classificar esse nível de maturidade de forma concisa para que medidas e ações sejam tomadas, de acordo com a realidade e necessidades da organização, com o objetivo de alcançar a maturidade máxima e garantir que o trabalho seja realizado com a maior produtividade e segurança possíveis.

Organizações com alto nível de maturidade em segurança são caracterizadas pela comunicação efetiva, confiança mútua, percepção compartilhada, valorização da importância da segurança e pela confiança na eficácia das medidas preventivas propostas em todo o ambiente da empresa.

A Cultura de Segurança com alto nível de maturidade evidencia a Segurança como um valor intrínseco e importante para a manutenção da produtividade, saúde e vida das pessoas e da organização.

O Diagnóstico de Clima e Cultura de Segurança realizado pela Insight Consultoria permite identificar esse nível de maturidade através de técnicas abrangentes e sofisticadas, adaptadas às necessidades de cada cliente, por meio de ações voltadas para o comportamento humano. Assim, são elaboradas estratégias para a evolução organizacional com um aumento gradativo das responsabilidades, da consciência e confiança de cada indivíduo em relação ao contexto em que estão inseridos.

Evidenciando que a segurança total não se restringe a normas, regras ou EPIs e que seja possível evitar qualquer acidente quando se integra o fator humano, você sabe o quão madura sua organização é em segurança?

Faça um diagnóstico e venha descobrir conosco!


Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Conselheiro Lafaiete
    Rua Horácio de Queiroz, 188 sala 301 – Centro
    CEP: 36400-000 - Conselheiro Lafaiete - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3721-1375

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo