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Aspectos Psicossociais

Aspectos Psicossociais

Você sabe o que são aspectos psicossociais e como eles podem impactar na produtividade e na segurança da sua empresa?
 

De maneira geral, aspectos psicossociais referem-se às relações do convívio social dos indivíduos. A formação psicossocial do indivíduo está fundamentada  nas relações que este mantém com a sociedade para o desenvolvimento da sua psiquê.

No universo da saúde e segurança do trabalho, fatores psicossociais fazem menção às interações entre meio ambiente, conteúdo de trabalho, e condições organizacionais. Já os riscos psicossociais podem ser definidos como a presença de situações de trabalho que podem influenciar na saúde mental dos profissionais, podendo causar danos psicológicos, sociais ou físicos. Exigências como uma alta produtividade sem condições para executar as tarefas, falta de uma gestão transparente, coesa e objetiva, conflitos internos, tarefas que exigem um alto desempenho, jornada de trabalho muito contínua ou com diversas interrupções são exemplos de condições que podem tornar o ambiente de trabalho prejudicial à saúde.

Embora as consequências deste risco não sejam tão evidentes quando comparadas aos outros riscos ocupacionais e doenças do trabalho, eles ainda precisam de controle e intervenção. Alguns sinais podem ajudar a gestão de segurança identificar a presença deste agente no ambiente de trabalho. Trabalhadores desmotivados, funcionários que apresentam dificuldade de concentração, absenteísmo, rotação de pessoal, defeitos de qualidade, alto índice de estresse nos colaboradores, índice elevado de afastamentos provenientes de doenças laborais, muita insatisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, excesso de faltas e atrasos sem justificativas plausíveis.

A grande questão é que esses riscos interferem diretamente na vida pessoal dos funcionários, uma vez que a mudança em seu comportamento acomete em seus relacionamentos familiares e íntimos, e esta mudança comportamental aumenta a probabilidade de surgimento de vícios em bebidas alcoólicas, drogas, tabagismo, e o desenvolvimento de doenças como compulsão alimentar, insônia, síndrome do pânico, irritabilidade constante, entre outros. Essas consequências acabam refletindo no ambiente profissional e  em questões relacionadas à segurança. Colaboradores com psicológico abalado tem mais dificuldade para trabalhar em equipe, se comunicar e estão mais propensos a distrações e inseguranças que podem acabar causando os mais diferentes tipos de acidente de trabalho.

Cabe às organizações implementar gestões e medidas que visem eliminar os riscos psicossociais, pois não basta apenas identificá-los sem pensar em soluções viáveis de controle. E se você não sabe por onde começar ou busca por soluções inovadoras, A Insight Consultoria conta com uma equipe interdisciplinar altamente qualificada que pode ajudar você a proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável aos seus funcionários através de sensibilização de equipe, capacitação, formação, desenvolvimento de políticas de gestão e muito mais!! Entre em contato conosco.


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