DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Experiências e insights

Humanização da Equipe de Segurança

A equipe de SSMA e a sua contribuição para a Maturidade em Segurança

Qual foco da equipe SSMA da sua organização: cumprir normas ou desenvolver comportamentos preventivos?

Com o passar dos anos os esforços em segurança no trabalho se tornaram cada vez maiores, buscando compreender a atividade e reduzir as taxas de acidentes nas organizações. Com essa perspectiva, faz-se necessário a existência de profissionais na da área de segurança que sejam atuantes e que busquem constantemente desenvolvimento e atualização. Ainda que se tenha este cenário é importante fazer o seguinte questionamento: “qual é o objetivo que as ações de desenvolvimento e atualização em segurança vem trabalhando?”

No contexto produtivo, o trabalho em si, seja ele automatizado ou com pouca interferência direta, sempre haverá interferência do homem, o que nos leva a crer que falhas e erros serão comuns dentro de um processo. Com isso, deve-se atentar em como a segurança está sendo realmente aplicada nas organizações e como está o desempenho da equipe responsável por esse acompanhamento.

Em muitas organizações a segurança se restringe a indicadores e taxas, cumprimento da legislação e atualização de equipamentos e documentos. Mas devemos atentar a qual o real foco que a equipe de segurança deve ter em sua rotina de trabalho. A segurança só será praticada quando o reconhecimento do fator humano e seu comportamento forem bem desenvolvidos, afinal as pessoas são os principais responsáveis por manter o ambiente saudável e seguro. Em suma, podemos dizer oficialmente que essas pessoas contribuem com os resultados e com a competitividade mercadológica da uma organização.

Ao observar o contexto diário de uma organização vemos que existe uma diferença entre o que é requisitado a um profissional, a tarefa, e como ele realiza esse objetivo, a atividade. Na maioria das vezes, a equipe da área de segurança conhece somente a tarefa, e ignora a forma como essa tarefa foi realizada, correndo o risco de cobrar dos trabalhadores aspectos que o ambiente ou as condições de trabalho não permitem cumprir para se atingir a tarefa proposta em sua função. Diante da postura dos profissionais de segurança, a equipe passa a ficar desmotivada e despreocupada com a sua segurança individual e inclusive coletiva, gerando omissões ou subnotificações de ocorrências. Quando o fator humano e suas competências são priorizados há um maior sentimento de valorização e consequentemente interesse em participar das atividades da empresa. As competências, habilidades e conhecimentos do trabalhador levam a resultados significativos, principalmente em relação à segurança. Com isso, evidencia a necessidade de ações que envolvam um reconhecimento e uma visão humanística da atividade, e assim da segurança das pessoas.

Uma percepção aguçada e contemporânea em segurança permite visualizar além de somente culpabilização e erro humano, possibilitará melhor percepção de riscos e assim a prevenção. Ao existir uma abordagem com o intuito de contribuir com o fator humano sempre existirá uma abertura e modificação comportamental com ênfase prevencionista, em todos os membros da equipe de trabalho, inclusive líderes.

Com as atualizações de conceitos e com interesse em transformação cultural em segurança, devemos repensar na capacitação da equipe de segurança das organizações, e avaliar até que ponto ela está preparada e interessada na contribuição da transformação comportamental e acima de tudo a romper paradigmas, mudar modelos mentais e compreender assuntos que vão além do que é somente técnico.

O desenvolvimento da equipe de segurança mais humanizado, além das normas e ferramentas, é fundamental para a contribuição e sucesso em segurança, afinal a equipe terá proximidade com os profissionais e assim conhecerão as atividades à serem realizadas, possibilitando um trabalho assertivo e contribuinte na transformação comportamental, como consequência trará o desenvolvimento da maturidade da cultura de segurança.

A Insight Consultoria propõe e realiza treinamentos de Humanização da Segurança para o time SSMA, com metodologia andragógica e ênfase na segurança comportamental, envolvendo teoria e prática com resgatam o propósito de entender o ser humano como único e importante na construção de um ambiente saudável e seguro.

A equipe de SSMA da sua organização está alinhada para o desenvolvimento da maturidade em segurança?


Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Conselheiro Lafaiete
    Rua Horácio de Queiroz, 188 sala 301 – Centro
    CEP: 36400-000 - Conselheiro Lafaiete - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3721-1375

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo