DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Experiências e insights

Percepção de Risco

Como os nossos sentidos podem favorecer a nossa percepção de risco?

Quantas vezes no dia de hoje, você olhou e realmente enxergou? Sempre que você ouve algo está realmente escutando? Parece que estamos falando da mesma coisa e por vezes esses conceitos são confundidos e pouco explorados. Ao fazer a leitura desse texto é possível que esteja percebendo outros eventos que acontecem agora próximo a você: seu colega de trabalho que acaba de passar ao seu lado e lhe diz boa tarde, os carros que passam nas ruas e suas buzinas, e talvez até ouvindo às suas próprias cobranças internas. 

Aonde quer que esteja está submetido a todo instante a bombardeios de informações! O que você têm feito com grande parte delas? Algo que contribui significativamente para esta velocidade são os smartphones, que possibilitam acesso ao que acontece no mundo em tempo real, pois com apenas um clique a conexão se estabelece e chega à palma das suas mãos.  Nesse contexto da globalização temos que estar atentos para não perdermos o foco que nos permite alcançar os melhores resultados.

Temos o hábito de fazer os mesmo trajetos e nem sempre estamos atentos às pedras que nos colocam diante do risco de queda e tropeços! Se usarmos os cinco sentidos a nosso favor, teremos como consequência a diminuição de várias situações de risco em que nos expomos com alguma frequência em ambientes distintos. Seja no trabalho – onde passamos a maior parte do nosso dia em horas produtivas ou em casa – local de descanso, momentos de descontração e trocas junto aos nossos familiares e amigos, em salas de aulas, praças, etc.

Ao chegar na empresa que trabalha você olhou para um amigo que estava sentado com postura incorreta (risco ergonômico), notou que o chão estava escorregadio (risco de queda), sentiu um cheiro de gás (risco de explosão) e ao descer à escada que dá acesso a sala em que trabalha acabou não usando o corrimão (risco de queda)? Situações como as que foram citadas são rotineiras em casa, no trabalho, nas ruas e tornam-se cenários comuns. Então eu pergunto: como você fazer a diferença em meio a tantas informações para modificar cenários? Talvez uma boa opção seja começando pela atitude e aproveitando as oportunidades valiosas de investir em segurança e agir de forma preventiva. Desta forma contribuirá para a diminuição considerável dos comportamentos de risco e também das chances desses últimos se transformarem em incidentes, acidentes ou fatalidades.

Os ambientes em que estamos sofrem modificações constantes e observáveis, que embora não pareçam significativas, podem favorecer a ocorrência de eventos indesejados. Fato esse que nos remete à importância de ampliarmos o nosso campo perceptivo, estando conscientes do que acontece em nosso entorno para conseguirmos nos antecipar às situações que não desejamos vivenciar. Cabe ainda ressaltar, que independente do ambiente em que esteja é fundamental o investimento real em atitudes que visem à segurança individual e coletiva, focando em ações e atitudes preventivas, de forma que a  vida seja  considerada  sempre o nosso maior valor.

Qual a sua responsabilidade nos ambientes pelos quais transita? Está consciente do quanto tem em si mesmo recursos fisiológicos e cognitivos que podem tornar o local onde está mais seguro para você e para os outros? Uma sugestão que queremos deixar é: “fique atento aos seus sentidos e pratique o cuidado ativo, cuide de si, cuide do outro, permita ser cuidado e pense em segurança como algo que vai muito além de meramente cumprimento de procedimentos e prevenção de acidentes”. Segurança pode salvar vidas e não deve se limitar aos ambientes laborais.

A Insight Consultoria tem soluções inovadoras para contribuir com a ampliação de ações que visam a prevenção e favorecem a potencialização da percepção de risco, prezando por segurança enquanto um valor que deve fazer parte das organizações que buscam constantemente melhores estratégias.


Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Conselheiro Lafaiete
    Rua Horácio de Queiroz, 188 sala 301 – Centro
    CEP: 36400-000 - Conselheiro Lafaiete - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3721-1375

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo