DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Experiências e insights

Maturidade em Cultura de Segurança

Maturidade em Cultura de Segurança

Qual o nível de maturidade em segurança da sua organização?

Em um mercado altamente competitivo e com elevado avanço da tecnologia as organizações necessitam se desenvolver e criar estratégias que sejam estruturadas e inovadoras para atingir bons resultados.  Dentre essas estratégias consideram-se aquelas que se propõe a desenvolver melhores condições de trabalho e que tenham o objetivo de reduzir custos e taxas de acidentes.

Atividades e ações voltadas para que se obtenha resultados positivos em segurança, por mais simples que sejam, refletem e dão significado a cultura de segurança da organização. No entanto, um ponto importante a ser avaliado é a respeito da qualidade dessa cultura de segurança, ou seja, o nível de maturidade que ela se encontra.

Crenças, valores, conceitos e práticas compartilhadas, por evidenciarem o envolvimento com a segurança, são os responsáveis por dar significado à classificação da maturidade de uma organização. Sendo assim, é fundamental que a gerência e alta liderança tenham acesso a informações no ambiente de trabalho. Quando há divergências nesse fator é possível que a percepção da cultura em segurança seja diferente entre líderes e liderados. Portanto, analisando em como ocorre os processos, você realmente conhece a maturidade em segurança de sua organização?

A identificação e classificação da maturidade da cultura de segurança de uma organização pode ser considerada uma ferramenta inserida no sistema de gestão. Quanto mais evoluída e intrínseca às atividades, melhor o desempenho e consequentemente um sucesso considerável em segurança com um reflexo diretamente nas decisões, atitudes e comportamentos dos indivíduos com foco em prevenção.

No Brasil, os estudos voltados para classificar a cultura de segurança ainda são recentes, mas no âmbito internacional há referências que permitem identificar muitas maneiras de medir os níveis de maturidade em cultura de segurança de uma organização. Uma referência de alta qualidade nos estudos desenvolvida pela Energy Institute, em que classifica a maturidade em cinco estágios, faz a identificação realizada a partir de um diagnóstico de avaliação em cultura de segurança.       

Para este Instituto, o primeiro estágio é o Patológico, onde existem poucas ações em segurança, com os esforços meramente para cumprimento de legislações. O segundo estágio é o Reativo, nele as ações de segurança são levadas a sério, mas realizadas após acidente ou outras ocorrências negativas. Já no Calculador, terceiro estágio, o foco está em sistemas de gestão e números, ainda sem uma visão sistêmica da saúde e segurança no trabalho, tentando em sua maioria simplesmente quantificar os riscos e assim criar indicadores e taxas. O estágio Proativo, quarto estágio, é o início da transição para uma cultura mais sustentável e evoluída. Nessa classificação observam-se melhorias contínuas e uma antecipação dos problemas, o coletivo de trabalho, como um todo, se envolve e interessa nas ações voltadas para segurança.

Por ultimo, o estágio Generativo, possui um sistema de excelência em saúde e segurança no trabalho, a gerência e alta liderança realmente conhecem a organização e estão cientes do que está acontecendo, principalmente pela abertura e confiabilidade com os liderados. São sempre procuradas melhorias para controle dos riscos, os processos não são burocráticos e o cuidado e a segurança como valor estão intrínsecos a todos da organização.

Uma cultura de segurança tem sua maturidade mensurada a partir de evidências (comportamentais e do sistema de gestão) e de fatores que a constituem e a caracterizam. Tudo isso identificado a partir de uma coleta de dados, junto a funcionários e líderes e por acompanhamento de atividades que permitem melhorias nos processos e integração da segurança. Este diagnóstico, também contribui com um aprimoramento significativo de ferramentas e programas da própria organização, uma vez que contempla a realidade e a cultura da mesma.

A Insight Consultoria realiza e desenvolve Diagnósticos de Maturidade de Cultura de Segurança, contribuindo com a evolução da organização e transformação positiva de sua cultura. Como está classificada a cultura de segurança da sua organização? Que tal contribuir com o desenvolvimento e evolução da maturidade?


Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Conselheiro Lafaiete
    Rua Horácio de Queiroz, 188 sala 301 – Centro
    CEP: 36400-000 - Conselheiro Lafaiete - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3721-1375

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo