DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Liderança comprometida com a segurança

Se você tiver uma conversa com os líderes da sua organização agora e perguntar quem são os responsáveis pela segurança, qual resposta você terá?

Assim, sem pensar, pelo menos 80% irão citar os profissionais da área de segurança, ou seja, os técnicos de segurança, analistas, engenheiros, todos que tem o cargo formal na área de segurança do trabalho, e isso é um problema?

Sim, é um problema porque apesar de ser comum na maioria das organizações, a terceirização da segurança não traz resultados positivos, porque falta responsabilidade e comprometimento com as ações de segurança em detrimento de outros assuntos do dia a dia.

Você com certeza já ouviu a frase “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, inclusive em vários treinamentos e bate papos que desenvolvemos com algumas lideranças essa frase é muito lembrada quando se fala em características ou perfis de liderança, a importância de ser exemplo, mas quando vemos a realidade talvez a frase que mais se adequaria é “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Isso porque muitos dos lideres formais tem uma ideia que devem cobrar seus times pelo cumprimento de normas, procedimentos, padrões e que eles estão isentos das mesmas obrigações.

Quando fazemos algumas buscas sobre liderança e principalmente liderança em segurança é comum nos depararmos com listas de algumas características que indicam que um líder é orientado para segurança, mas para nós, muito além das listas algo extremamente necessário é o comprometimento.

Líderes comprometidos com a segurança são o primeiro passo para alcançarmos ambiente e pessoas mais seguras e principalmente mais conscientes.

Um dos maiores desafios que enxergamos nas organizações é que os lideres não se enxergam como lideres de pessoas e sim lideres de processos, eles enxergam que são responsáveis pelos resultados daquela área e consequentemente os resultados que as pessoas geram para o negócio e é exatamente ai que começam os problemas porque com essa visão os lideres irão ter o foco nos resultados e nas metas as serem alcançadas e com a criação de metas em segurança a cobrança pode começar a ser ainda maior e gerar uma sobrecarga nos times.

Não podemos mais contar com líderes que se orientam apenas pelos números, resultados e taxas, precisamos nos livrar dos pensamentos burocráticos e buscarmos cada vez mais líderes de pessoas, que entendam que toda atividade é executada por pessoas, que tem suas facilidades e dificuldades, pessoas que são únicas e diferentes entre si, mas que buscam um único resultado: voltar pra casa no final do dia!

Agora você pode pensar que este é um apelo muito emocional, falar sobre voltar pra casa no final do dia, mas qual seria o maior objetivo de cada trabalhador, inclusive dos líderes? Todos querem permanecer bem e saudáveis, ninguém sai de casa pela manhã com a intenção de se envolver em algum acidente, por isso o estímulo à prática do cuidado é essencial.

A definição de líder diz que ele é um individuo que inspira, influencia, estimula, desenvolve e empodera pessoas, ao trazer essa definição para a segurança, o líder será uma pessoa que faz da segurança um valor fundamental.

Todos podem ser líderes em segurança, independente de ter um cargo formal de liderança, porque um líder em segurança irá promover a prática do cuidado e manter um diálogo aberto sobre as atividades, entendendo o porquê de se realizar as atividades de determinada forma e quais ajustes são necessários para que os resultados sejam alcançados.

Essas são apenas algumas reflexões sobre como estimular o comprometimento e a prática do cuidado diárias dentro das organizações para termos pessoas cada vez mais engajadas, compartilhando suas percepções e ideias para melhoria das atividades e dos ambientes.

 


Destaques








Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Celular: (31) 98894-1048

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo