DESTAQUES

Experiências e insights sobre soluções que fazem cada dia mais sólida a sua organização

Você sabe o que é Safety Differently?

Como é praticada a segurança em seu trabalho? 

Você cumpre normas e procedimentos, criados por pessoas que nunca realizaram a atividade, para poder realizar seu trabalho em segurança?

Safety Differently (Segurança Diferente) é o nome dado a um movimento dentro da indústria de segurança que muda a forma como se pratica a segurança, está muito alinhada à Segurança II e Engenharia de Resiliência, mas com seu apelo único à inovação de liderança e governança organizacional. Ela tenta aproveitar a autonomia, o domínio e o propósito como impulsionadores da motivação das pessoas para fazer a coisa certa.

Nas visões anteriores sobre segurança, como na Segurança I, se pensava que o erro humano era a causa para quase tudo que dava errado, os seres humanos eram vistos predominantemente como um risco ou perigo para o ambiente. E com estes tipos de pensamentos, muitos trabalhadores acabam escondendo a ocorrência de incidentes por medo de sofrer punições e para mostrar que trabalham em um ambiente seguro, o que atrapalha no desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho. Então, com isso é fácil entender o porquê que, quando se trabalha em uma empresa que tem o objetivo de ter zero acidentes, a probabilidade de um trabalhador sofrer um grave acidente é grande, e por outro lado, quando se trabalha em uma empresa que tem vários reports e notificações de acidentes, e a empresa trata esses dados, a probabilidade de o trabalhador sofrer um grave acidente diminui.

E ainda sobre estes pensamentos, quando algo dá errado no processo ou quando um acidente ocorre, as empresas incluem cada vez mais procedimentos e burocracias, e muitos desses procedimentos os trabalhadores nem os realizam pois sabem que não funcionam ou os impossibilita de executar sua tarefa. Com o passar do tempo, muitas organizações vêm percebendo que estas ações não geram resultados e que algo precisa ser feito, com isso, surgiu essa nova visão sobre como praticar segurança e liderança. 

Na Safety Differently, escrita por Sidney Dekker, entende que segurança não é criada por pressão que vem de cima, a segurança é criada por pessoas que executam os trabalhos de riscos críticos todos os dias, ou seja, as medidas de controle de riscos e procedimentos operacionais devem ser desenvolvidos em campo com a participação dos trabalhadores que executam as atividades, e estes trabalhadores devem ter autonomia e liderança para tomar decisões que melhorem o ambiente de trabalho, dessa forma, eles se sentirão mais responsáveis e motivados a ter um melhor ambiente de trabalho. E as tomadas de decisão devem ser feitas por pessoas que saibam fazê-las, e não por questões hierárquicas. Sendo assim, a Safety Differently defende 4 princípios, são eles: 

  • A segurança não é definida pela ausência de acidentes, mas pela presença da capacidade (de identificar e controlar riscos e perigos).

  • Empregados não são o problema. Empregados são identificadores de problemas.

  • Não obrigamos os empregados a fazer segurança, nós questionamos os empregados sobre o que eles precisam para fazer o trabalho de maneira segura, confiável e produtiva.

  • Segurança não previne coisas ruins de acontecer. Segurança garante que boas coisas aconteçam enquanto os empregados trabalham em ambientes complexos e mutáveis.

E para provar estas ideias, foi realizado um experimento com a rede de supermercado Woolworth, esproceta empresa tratava a segurança como em qualquer outro lugar, os funcionários recebiam um kit todo mês que falava como cuidar da segurança, como se comportar e etc. que vinha de cima para baixo, e estava estagnada nos números de acidentes e em relação ao cuidado de seus funcionários na área. Então fizeram o experimento que foi o seguinte: separaram suas lojas em 3 grupos, o primeiro grupo, deixaram de controle, mantiveram tudo do jeito que já estava. No segundo grupo tiraram todos os requisitos que existiam. E no terceiro grupo, além de retirar todos os requisitos que existiam, treinou os funcionários sobre Safety Differently e Segurança II e ideias de como fazer Safety Differently. E o resultado mostrou que o grupo com melhores resultados foi o terceiro, que apresentou menor número de acidentes, melhores resultados em relação a cuidado na área, comprometimento e liderança.

Com este experimento, pode-se analisar bem os princípios defendidos pela Safety Differently, como por exemplo que segurança não é feita a partir de ausência de acidentes ou pelo fato de trabalhadores seguirem normas impostas por seus superiores. Segurança é feita aumentando a capacidade de coisas positivas, dando liberdade e autonomia aos funcionários para realizar melhorias em seu ambiente de trabalho, e dessa forma atingindo melhores resultados.

 

Referências:

NETO, Nestor. Segurança Diferente (Safety Differently): O que é? O que tem de novo?. Segurança do Trabalho nwn. Aparecida de Goiânia. Disponível em: https://segurancadotrabalhonwn.com/seguranca-diferente-safety-differently-o-que-e/

Dekker, Sidney. Safety Differently | The Movie. Youtube. Disponível em: youtube.com/watch?v=moh4QN4IAPg


Destaques








Contato
    Itabira
    Rua Água Santa, 354- Centro 
    CEP: 35900-009 - Itabira - MG 
    E-mail: insight@insightconsultoria.com.br 
    Telefone: (31) 3831-1873 
    Celular: (31) 98894-1048

insightconsultoria.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo